Friday, October 12, 2007

Como se pode conceituar depressão à luz do conhecimento espírita?

Não sou um especialista no asunto, mais tenho familiar que sofre anos com isso, trabalhando bastante com o EIS, achei muito interesante isso que achei sobre a visão espírita:
Depressão é cansaço de viver, é não aceitar a vida como ela é.
É a “doença prisão” que cassa a liberdade da criatura rebelde, viciada em ter seus caprichos atendidos.
É uma intimação de leis da vida convocando a alma a mudanças inadiáveis. Em tese, depressão é a reação da alma que não aceitou sua realidade pessoal como ela é, estabelecendo um desajuste interior que a incapacita para viver plenamente.
No capítulo “Receituário oportuno” do livro “Escutando os Sentimentos” de Wanderley S. de Oliveira, Ermance Dufaux nos diz ser necessário ingerir três medicações com freqüência:
1.Acreditar que merece a felicidade, assim como todos os seres humanos (ser feliz é contentar-se com o que se é, sem que isso signifique estacionar; é o amor a si);
2.Parar de encontrar motivos externos para suas dores, encontrando-lhes as causas íntimas (dentro de cada um está a cura para todos os seus males);
3.Parar de pensar em felicidade para depois da morte e tentar ser feliz ainda em vida (a felicidade resulta da habilidade de consolidar o sentido da vida a partir do “olhar de impermanência”).
Περι Καταθλιψης από σκοπια των Εσπίριτας
This is a text I found about depresion and spiritual view of the problem.

Labels:

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Amigo, como esta ? espero que bem :)
Sempre acreditei na força do nosso próprio pensamento, ou seja pensa positivamente atrai coisas positivas e essas 3 ideias só atraem coisas boas ....

Felicidades e um abração para vocÊs :)

11/13/2007 11:11 AM  
Blogger alximist said...

Pois funciona o pensamento positivo. Voce atrai o que voce pensa. Aliás, muitos problemas é só mudança de attitude, de visão das coisas. Um copo e meio cheio ou meio vazio?
Obrigado mariposo, valeu...

11/13/2007 11:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Amigo seu que vc está numa fase de correrias mas quando soubrar um tempinho visita o blog da Lua Nua
http://aluanua.blogspot.com/, acho que você vai adorar :))))


Um abração

11/13/2007 9:45 PM  
Blogger )O(Lua Nua)O( said...

Oi

Sou a Lua Nua que o Mariposo-L falou aí em cima. Ele tem razão, gostei do que li aqui. Ah, se eu tivesse dado esse texto sobre depressão pro meu marido ler entre 2000 e 2003, talvez eu o tivesse ajudado mais rápido. Bom, o melhor de tudo é que ajudei, independente do tempo gasto.

Depois volto para ler mais coisas.

Um beijo.

11/13/2007 10:00 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home