Tuesday, April 24, 2007

Achado 1º planeta habitável

Well it seems that the first planet with similar to earth life condition is found...
If that isn´t big news! But for the shake of that planet I hope that humans of this earth will not reach it, unless are more wiser... I copy from the terra News website:



Cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) descobriram pela primeira vez um planeta habitável fora do sistema solar, com temperaturas muito similares às da Terra. O planeta tem capacidade para armazenar água, informou nesta terça-feira a equipe da ESO, com sede na localidade alemã de Garching.
"Achamos que a temperatura dessa 'Super-Terra' oscila entre 0ºC e 40ºC, de modo que a água poderia ser líquida", assinalou Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, por meio de um comunicado.
Segundo o estudo, o planeta tem 1,5 vez o raio da Terra e uma massa cinco vezes superior à do nosso planeta. Segundo os cientistas, realiza uma órbita completa em 13 dias. Ainda não foram encontrados indícios de água ou vida.
A estrela do planeta descoberto é menor, menos fria e luminosa do que o Sol. Por isso, o planeta se encontra em uma área habitável, ou seja, em uma região na qual a água poderia ser líquida e as temperaturas ambientais, agradáveis. Os prognósticos realizados pelos cientistas mediante o uso de diferentes modelos indicam que o planeta deve ser muito rochoso, como a Terra, ou estar coberto por oceanos, assinalou Udry.
"Tendo em vista sua temperatura e sua proximidade relativa (a Gliese 581 é uma das estrelas "próximas" à Terra), o planeta será, com grande probabilidade, um alvo muito importante das futuras missões espaciais que se dedicarem à busca por vida extraterrestre", disse Xavier Delfosse, da Universidade de Grenoble e membro da equipe de Udry.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom, eu acredito que esse seja um entre vários planetas habitados além da Terra.

5/06/2007 2:16 AM  
Blogger alximist said...

eu tambem acredito que existem outros, só que a primera vez que os sientistas tem um planeta parecido com condições favorãveis para o padrão de vida que nos conhecemos. è por isso que é importante. Nos não somos sozinhos, e isso poderia alterar o comportamento da humanidade.

5/06/2007 9:48 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home